A união entre educação e comunicação, inspirada pelos princípios da educação ambiental, permite formar pessoas que usam a comunicação como uma ferramenta com capacidade de transformação, o que permite intervir diretamente em sua realidade.
A metodologia, intitulada Educomunicação Socioambiental, compõe o cardápio de estratégias educativas do projeto Corredor Caipira, pois estimula o estabelecimento de noções sistêmicas de discussão crítica, organização e pacto social, de forma a possibilitar a formação de cidadãos participativos e comprometidos com o processo de construção de uma sociedade mais sustentável.
O Corredor Caipira é realizado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP e pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto está realizando a restauração florestal através da construção de corredores ecológicos em 45 hectares de áreas localizadas no interior paulista.
Neste texto, você saberá mais sobre a Educomunicação Socioambiental e conhecerá os princípios norteadores desta prática educativa tão importante nos dias de hoje.
Educomunicação e Educomunicação Socioambiental
A Educomunicação pode ser considerada o conjunto das ações voltadas ao planejamento, à implementação e à avaliação de processos voltados à criação e ao estabelecimento de ecossistemas comunicativos em espaços educativos, o que envolve ações referentes à utilização de ferramentas da informação no processo de ensino e aprendizado. Trata-se de uma área voltada à educação para as diferentes mídias.
Considerando esse contexto, a Educomunicação Socioambiental é uma área do conhecimento por meio do qual são difundidos os ensinamentos socioambientais. Trata-se de uma linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), voltada à articulação ações de comunicação para a Educação Ambiental.
Entre os seus intuitos, está a proposta de trabalhar e gerar meios interativos e democráticos de produção de conteúdos e disseminação de conhecimentos, por meio de uma comunicação comprometida com a educação ambiental e a saúde do meio ambiente.
Princípios norteadores
Nessa linha, um programa de Educomunicação Socioambiental deve ter cinco princípios norteadores, de acordo com o Programa de Educação Socioambiental, desenvolvido pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 2005):
- Dialogismo e interatividade: se refere a uma ação comunicativa que acumule experiências distintas, não as excluindo e, sim, despertando um sentimento de cooperação – em detrimento ao sentimento de competição –, de forma a conquistar novos campos, se fazendo ouvido entre diferentes opiniões, ao uniformizar uma linguagem que tenha consciência de seu papel de dar espaço à diversidade.
- Transversalidade e Intermidiaticidade: que vá além do discurso ecológico e preze pela interdisciplinaridade, por meio de produções com funções estética, pedagógica, espiritualista e histórica, ao mesmo tempo em que valoriza as formas de intermídia, socializando a informação da melhor forma possível, por meios de parcerias que possibilitem uma ampliação do conceito abordado, atingindo ainda mais pessoas.
- Encontro e Integração: promover encontros presenciais e virtuais intergerações e interculturais, de forma que a ação comunicativa possa fluir, além de possibilitar a integração de práticas, conhecimentos, gerações, níveis e papéis sociais políticos e geográficos distintos. Uma ação que funcione em rede, inspirando as criações de novas redes.
- Proteção e Valorização do Conhecimento Tradicional e Popular: a informação não deve ser apropriada por nenhum grupo, uma vez que o objetivo é favorecer a construção de identidades individuais e coletivas, negando uma apropriação de saberes que favoreça mais determinada parte dos interlocutores em detrimento à outra.
- Acessibilidade e Democratização: uma política de comunicação democrática em consonância às demais políticas de proteção à vida e aos direitos humanos, representando uma articulação permanente com a formação de lideranças e gestão com os processos continuados em educação ambiental.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Educação Socioambietal, que tal conhecer mais iniciativas educativas, voltadas ao fortalecimento de valores sustentáveis e da cultura local? Convidamos você a conhecer o Corredor Caipira.
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Foto: Jessica Lane
Escrito por Rafael Bitencourt, jornalista