EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS VIRTUAIS

do Corredor Caipira

Conheça as riquezas da região de Piracicaba através do olhar de artistas visuais!

As nossas paisagens e a nossa cultura em 5 exposições virtuais

Se você já acompanha o trabalho do projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas” sabe que a valorização da arte e a cultura caipira são alguns dos pilares do nosso trabalho. Por isso, evidenciamos aqui nestas 5 exposições virtuais, fotografias de artistas regionais que retrataram as belezas da fauna, da flora e as riquezas da cultura caipira, do interior paulista.

Em “Conectando Paisagens e Pessoas”, você irá conhecer o olhar de artistas da região sobre a fauna, a flora e as tradições culturais da região de Piracicaba/SP. E mais especificamente na exposição “Avifauna”, trouxemos uma rica coletânea de fotografias de aves feitas por artistas da região.

Já em “O Caminho das Sementes”, é possível apreciar uma exposição documental do processo de coleta de sementes para o Banco Ativo de Germoplasma do projeto Corredor Caipira.  O mesmo caráter documental é percebido também na exposição “Mulheres que Plantam”, que evidencia a forte participação feminina nos processos de restauração florestal, agricultura e agroecologia.

E, por último, mas não menos importante, desfrute da exposição “Rio e Cultura” que traz de forma sensível as várias nuances da influência do Rio Piracicaba na cultura e na paisagem dessa região.  

Além disso, temos um “bônus”: você verá um vídeo em realidade virtual desenvolvido por Maurício Pinheiro e a EIO Estúdios, que mostram lindas paisagens dos municípios contemplados pelo nosso projeto, além de trazer várias curiosidades relevantes sobre a biodiversidade e a cultura regional. 

O projeto Corredor Caipira é realizado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP e pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Estas exposições contaram com a curadoria de Henrique Ferraz de Campos, Germano Chagas, Grégory Antony, Jéssica Lane Custódio, Karine Faleiros e Rafael Bitencourt. A expografia foi realizada por Grégory Antony, Jéssica Lane Custódio e Rafael Bitencourt. 

Aprecie as belíssimas obras que separamos para você!

Veja cada uma das exposições na ordem que preferir, clicando nos botões que aparecem a seguir. Você pode voltar para este local, clicando no botão “Volte ao mapa das exposições”, localizado ao final de cada uma das coletâneas. 

Exposição fotográfica "Conectando paisagens e pessoas"

Em julho de 2021, o Corredor Caipira desenvolveu um concurso fotográfico “Conectando Paisagens e Pessoas”, no qual 71 pessoas enviaram 343 fotos mostrando de maneira ímpar, seu olhar em relação ao território, através da fotografia. A nossa equipe separou 20 destas imagens e, também, 2 fotos produzidas pela comunicação do Corredor Caipira para mostrarmos a você esse olhar sensível e atento destes artistas do território. Confira com atenção cada uma delas! 

“Fauna Caipira” - Eduardo Kiehl
"A liberdade do rei no pantanal piracicabano" - Bruno Fernandes
"Entre as árvores" - Jéssica Lane
"Um pássaro que imita um tronco (urutau Nyctibius griseus)" - Maria Eliana Carvalho Navega-Gonçalves
"Rio Piracicaba" - Eduardo Kiehl
"Controle de pragas (salticidae)" - Leonardo Fugolari
"Tom sobre tom" - de Gabriel Luiz de Campos
"Fé sobre o rio" - de Helder do Prado Sousa
"Uruçu está em casa" - Maurício Aquino
"Periquitos se alimentando de um pé de coquinho" - de Bruno Negri
"Bicho ou graveto?" - Rodrigo Borges Missano
"Olhos Amarelo" - Rodrigo Borges Missano
"As belezas do céu rural noturno 1" - Fabio Mincarelli Monfrin
"Cultura tradicional às margens do Rio Piracicaba" - Rafael Bitencourt
"O esconderijo" - Juliano César Giusti
"Descanso merecido (capivaras)" - de Leonardo Fugolari
"Guardião do rio" - Aristeu Victor
"Admirando o rio" - Helder do Prado Sousa
"O meu amor mais puro: sabiá alimentando os seus filhotes" - de Dario Augusto Banzatto
"Bico-reto-azul em ipê" - Maria Cecília Sponchiado Rocha
"O encontro" - Gabriela Lopes
"Família de coruja-buraqueira Athene cunicularia no Jardim Botânico" - de Maria Eliana Carvalho Navega-Gonçalves

Exposição fotográfica "Avifauna"

Um dos objetivos do Corredor Caipira é reestabelecer a conexão de fragmentos isolados com diferentes espécies de árvores nativas da região. A combinação destes fatores gera benefícios para a fauna.

Em áreas de floresta contínua, com espécies nativas, estabelecem-se conexões entre populações que se encontravam isoladas, o que pode diminuir o risco de extinção destas espécies.

Processos ecológicos importantes, como polinização e dispersão de frutos e sementes por aves são restaurados e, assim, aumentam-se as chances de sucesso dos reflorestamentos, ao gerar ambientes mais diversos quanto a espécies e habitats. 

Isso contribui, ainda, para as populações humanas que vivem nestas regiões, ao possibilitar um clima mais ameno, corpos de água mais limpos, menor erosão e solo melhor estruturado, garantindo uma maior disponibilidade de frutas e outros alimentos e melhor qualidade de vida. 

Confira a seguir nesta exposição artística, uma seleção de fotos das mais diversas aves de nossa fauna, tiradas por fotógrafos e fotógrafas da nossa região, que enviaram suas obras para nosso concurso fotográfico “Conectando Paisagens e Pessoas”.

“Saíra-amarela” - Maria Cecília Sponchiado Rocha
"Olho no olho!" - Rodrigo Borges Missano
"Vigia da plantação (coruja buraqueira)" - Leonardo Fugolari
"Lar, doce lar (canário-da-terra)" - Leonardo Fugolari
"Sabores da nossa Terra" - Wagner Takada
"A favor da corrente (savacu)" - Leonardo Fugolari
"Grito Urbano" - Rafael Mahn Iori
"O rosa dos colhereiros" - Rodrigo Borges Missano
"Flagrante de uma caçada: gavião-de-rabo-branco Buteo albicaudatus" - Maria Eliana Carvalho Navega-Gonçalves
"O descanso do Beija-flor" - Gabriela Lopes
"Tucanos" - Leandro Morelli Torrezan
"Biguatinga (Anhinga anhinga)" - Pedro Zagatto

Exposição fotográfica "Caminho das Sementes"

Um dos intuitos do Corredor Caipira é estabelecer Bancos Ativos de Germoplasma (BAG) de 20 espécies nativas, com múltiplos objetivos como, por exemplo, contribuir para a conservação genética de espécies arbóreas nativas da flora regional que esteja sob ameaça em nível local.

Além disso, o BAG serve como área de produção de sementes de qualidade e representatividade da diversidade local. Também possibilita a formação de uma base genética para melhoramento de forma a atender a demanda dos programas de recomposição florestal da região. 

Somada a estas ações, a implementação de corredores ecológicos, ampliando a conectividade da paisagem, contribui para a manutenção ou reestabelecimento do fluxo gênico entre populações atualmente isoladas.

Durante o processo de coleta e beneficiamento de sementes, realizadas em parceria com o IPEF, nossa equipe de comunicação registrou nas fotos e nos vídeos que compõem esta exposição artística, diversos momentos deste complexo caminho das sementes. Confira a seguir!

“Coletando sementes de juçara” - Jessica Lane
"A imponência de uma grande árvore" - Rafael Bitencourt
"Cedro-rosa" - Jéssica Lane
"Sementes de copaíba" - Jéssica Lane
"A coleta de sementes" - Jessica Lane
"Em busca da semente de jequitibá" - Jéssica Lane
"Araribá-rosa" - Jéssica Lane
"Conservação genética e Diversidade" - Rafael Bitencourt

Exposição fotográfica "Mulheres que Plantam"

Assim como o estabelecimento e a manutenção da diversidade são estratégias fundamentais para a saúde da natureza, evidenciar a importância da nossa diversidade cultural é fator de extrema importância para o Corredor Caipira.

O projeto busca uma nova “criação cultural”, em que a questão ambiental é culturalmente fundamental e a valorização da diversidade é elemento fundamental nesse balaio.

Balaio este do qual fazem parte as mulheres agricultoras e agroflorestoras e em que é valorizada a vivência de mulheres negras nos movimentos culturais, de economia solidária e na agroecologia.

Durante as diversas ações realizadas pelo Corredor Caipira em 2021, a presença feminina foi constante e fundamental. Essa ligação ancestral entre as mulheres e a terra foi retratada nas fotografias feitas pela nossa equipe de comunicação, e que você poderá ver agora nessa exposição virtual!

“Cuidando do solo” - Jéssica Lane
"Plantando entre as plantas" - Jéssica Lane
"É minha vez de falar" - Jéssica Lane
"Dia de plantio" - Rafael Bitencourt
"O olhar da agricultora" - Jéssica Lane
"Conectando-se com a floresta através de suas mãos" - Jéssica Lane
"A voz de quem planta" - Jéssica Lane
"Pequenas sementes em boas mãos" - Jéssica Lane
"Plantando em dupla" - Rafael Bitencourt

Exposição fotográfica "Rio e Cultura"

Ao longo da história, os rios têm sido fundamentais para a formação de comunidades e para a sobrevivência dos humanos. No interior paulista, as águas têm, ainda, uma relação direta com a produção cultural e chegam a influenciar os hábitos dos moradores.

Em Piracicaba, cidade-sede do Corredor Caipira, muitas manifestações culturais tiveram sua gênese a partir do manancial que dá nome à cidade e tanto o folclore como a arte contemporânea local também dialogam com as águas.

O que faz com que pesquisadores afirmem que o humor dos habitantes é diretamente influenciado pela vazão do rio. Uma verdadeira relação de pertencimento, que é fundamental para a preservação ambiental.

Afinal, valorizar a cultura e principalmente a cultura caipira é enaltecer os saberes ancestrais, os modos de produção artesanais e as espécies animais e vegetais que vivem naquele ambiente. Meio ambiente e cultura estão diretamente ligados e os rios podem ser vistos como uma espécie de mediadores dessa importante relação.

Veja agora nesta exposição fotográfica, a forte ligação entre as águas do rio que corta a cidade com o seu povo, através do olhar artístico de fotógrafos e fotógrafas da nossa região.

“Divino rio, que emociona todo ano” - Bruno Fernandes
"Arte à Beira do Rio" - Rafael Bitencourt
"Rio Piracicaba no Balão" - Eduardo Kiehl
"Caminho das águas" - Noemi Hongo Oliveira Gabriel
"Barco esperando o pescador" - Josimara Diogo
"Representação do Divino" - Claudia Assencio
"Águas da vida" - Aristeu Victor
"O homem e seu rio" - Helder do Prado Souza
"Reflexo da Vida" - Noemi Hongo Olivevira Gabriel
"Nevoa" - Roberval Aparecido Caprecci

Vídeo de realidade virtual

Visite as paisagens da região de Piracicaba/SP sem sair de casa através de um vídeo de realidade virtual repleto de belezas e informações!  

Para valorizar as paisagens e a cultura do interior de São Paulo, o projeto Corredor Caipira desenvolveu em agosto de 2021 um vídeo de realidade virtual de lugares emblemáticos da região de Piracicaba. 

A produção audiovisual em 360° foi desenvolvida por Maurício Pinheiro e EIO Estúdio e contempla paisagens dos 5 municípios de abrangência direta do Corredor Caipira, sendo estes: Piracicaba, Anhembi, São Pedro, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra. 

Comece sua imersão clicando em uma das opções abaixo!