Uma das áreas de atuação do projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas”, a Comunicação tem um papel importante ao longo de toda a iniciativa, ao assumir um posicionamento e agregar práticas e metodologias comumente associadas à Comunicação Ambiental.
Conheça neste texto mais sobre esse conceito de comunicação e por que ele é tão importante para a transformação do nosso território.
O que é a Comunicação Ambiental?
Em essência, a Comunicação Ambiental reúne diferentes ferramentas e abordagens focadas na disseminação de informação acerca da questão ambiental. Trata-se de um setor que, quando adequadamente operante, caracteriza-se como uma efetiva ação ecológica, com possibilidade de influenciar positivamente os processos educativos.
Uma das propostas do “Corredor Caipira”, projeto realizado por Nace-Pteca, Esalq/USP e Fealq e patrocinado pela Petrobras, é realizar uma comunicação que evidencia as mazelas socioambientais de forma a gerar debates como forma de gerar engajamento para minimizá-las.
Além disso, por meio da Comunicação Ambiental, a realidade é trazida à tona a partir de dados devidamente fundamentados em bases científicas, seja a partir de levantamentos feitos pelo próprio projeto ou por outros órgãos de pesquisa, com devida relevância e credibilidade.
A importância da comunicação nos dias atuais
Essa é uma ação que torna-se fundamental especialmente num momento em que a grande disseminação da desinformação – que tem nas Fake News seu componente mais conhecido – é considerada um dos maiores problemas da contemporaneidade, pois faz com que as pessoas tomem decisões baseadas em informações falsas, sejam essas informações equivocadas ou, pior ainda, fabricadas para desinformar, aproveitando-se para isso, do rápido compartilhamento dessas informações a partir dos aplicativos e redes virtuais, por exemplo.
Realizar uma Comunicação Ambiental adequada é apoiar-se na verdade, em dados verídicos e em estudos devidamente comprovados, e criar métodos para que essa informação verdadeira chegue à sociedade, inspirando mobilizações. E, para isso, utilizar a tecnologia para, de fato, informar – seja a partir das redes sociais ou a partir da mídia tradicional (ferramentas que são complementares numa boa estratégia de Comunicação Ambiental).
Dessa forma, além de permitir que homens, mulheres e crianças possam estar devidamente instrumentalizados para tomar decisões efetivas no seu dia a dia, é possível debater a problemática socioambiental de forma a efetivamente combatê-la, seja por meio da realização de processos educativos ou, por exemplo, por meio da viabilização de políticas públicas.
A Comunicação Ambiental, quando devidamente realizada, caracteriza-se como uma ação ecológica, ao permitir tomadas de decisões efetivas em prol de melhorias socioambientais em diferentes territórios.
Viu como a comunicação tem um papel importante no debate das questões ambientais e na mudança da nossa paisagem? As redes sociais do Corredor Caipira, assim como o nosso blog, são um exemplo de como o nosso projeto divulga informações importantes sobre nosso território e as ações que realizamos para conectar paisagens e pessoas. Siga-nos nas redes para acompanhar de perto esse trabalho.
Foto: Claudia Assencio
Escrito por Rafael Bitencourt, jornalista e coordenador de comunicação do Corredor Caipira