Quem somos

O projeto “Corredor Caipira: Conectando paisagens e pessoas” foi criado em 2017 pelo NACE-PTECA (Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental). O objetivo principal foi elaborar um projeto que contribuísse com uma transformação socioambiental agroecológica na região onde o núcleo é sediado, no município de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo. A criação coletiva entre os pesquisadores e docentes do núcleo da ESALQ (Escola superior de Agricultura Luiz de Queiroz), campus da Universidade de São Paulo, possibilitou a participação do projeto no edital do programa Petrobras Socioambiental aberto em 2018 em que foi submetido através da FEALQ (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz). O projeto foi aprovado e acolhido pela Petrobras que passou a patrocinar a iniciativa no final de 2020 à 2022 e renovando seu compromisso em 2024 até 2028.

O Corredor Caipira pretende fomentar paisagens sustentáveis por meio da conservação e recuperação ambiental, a gestão do território e a produção sustentável, tendo como destaque, o fomento de corredores ecológicos que conectem, além das áreas de relevante importância ecológica, saberes e políticas públicas relacionadas, a fim de promover a sustentabilidade e melhores condições existenciais. 

O projeto conta com o envolvimento direto de 27 profissionais, docentes e estagiários para o cumprimento das ações. São os caipiras que fazem o projeto acontecer:

  • Alexandre Reis Percequillo: Apoio técnico e científico nas ações relacionadas às campanhas e materiais que serão produzidos com foco na fauna regional. Professor de zoologia de vertebrados e ecologia aplicada da ESALQ/USP, Biólogo com Doutorado.
  • Beatriz Dadio: Auxílio nas atividades relacionadas à análise da paisagem e instalação dos modelos de restauração e do BAG. Estagiária – Cursando Engenharia Florestal
  • Bianca Frota Torres: Apoio nas áreas de diagnóstico, educação e políticas públicas. Gestora Ambiental cursando Mestrado
  • Edison Luis da Fonseca: Técnico Coletor de sementes de espécies arbóreas nativas. 
  • Edson Vidal: Coordenação Geral. Professor de manejo florestal da ESALQ/USP, Engenheiro Agrônomo com Doutorado. 
  • Eduardo Gusson: Apoio técnico na área de Políticas Públicas. Engenheiro Florestal com Doutorado 
  • Flávio Bertin Gandara: Apoio técnico e científico para as ações que tangem a implantação dos modelos de restauração e do BAG. Professor de agroecologia e restauração ecológica da ESALQ/USP Engenheiro Agrônomo com doutorado
  • Fernanda Correa de Moraes: Apoio de gestão e técnico na área de educação e políticas públicas. Pesquisadora colaboradora do NACE-PTECA, Eng. Agrônoma com Mestrado.
  • Fernanda Peruchi: Apoio técnico na área de Políticas Públicas. Pesquisadora colaboradora do NACE-PTECA, Engª Florestal com Mestrado.
  • Germano de Freitas Chagas: Coordenação técnica. Engenheiro Florestal com Mestrado.
  • Girlei Costa da Cunha: Consultoria Florestal para Banco de Germoplasma e Modelos de restauração. Engenheiro Florestal com mestrado.
  • Grégory Antony: Produtor de comunicação. Cursou Física.
  • Henrique Ferraz de Campos: Coordenação técnica. Engenheiro Agrônomo com Mestrado. 
  • Israel Gomes Vieira: Coordenação da coleta de sementes e produção de mudas. 
  • Jessica Lane Custódio: Produtora de comunicação. Jornalista e especialista em Marketing
  • João Dagoberto dos Santos: Apoio técnico e científico para as ações que tangem a implantação dos modelos de restauração e do BAG. Pesquisador colaborador do NACE-PTECA, Engenheiro Florestal com Doutorado
  • José Cardoso de Araújo: Técnico Coletor de sementes de espécies arbóreas nativas.
  • Karine Faleiros: Construção e execução dos cursos de formação oficinas e fóruns, articulação territorial e atuação em políticas públicas. Engenheira Florestal com Especialização. 
  • Luciana Cavalcante Pereira: Realizar diagnóstico da paisagem e colaborar na implantação e monitoramento da restauração florestal. Engenheira Agrônoma com Doutorado.
  • Marcos Sorrentino: Apoio técnico no processo de construção e execução dos cursos, oficinas e fóruns. Professor de Educação ambiental da ESALQ/USP Biólogo; Pedagogo; com Pós Doutorado.  
  • Rafael Bitencourt: Consultor de comunicação. Jornalista. 
  • Samira Rodrigues Miguel: Auxílio nas atividades relacionadas à educação e políticas públicas. Estagiária – Cursando Engenharia Florestal. 
  • Sara Casadio: Auxílio nas atividades relacionadas à análise da paisagem e instalação dos modelos de restauração e do BAG. Estagiária – Cursando Engenharia Florestal.  
  • Tiago de Freitas Davel: Técnico de Produção de mudas de espécies arbóreas nativas. Técnico Florestal
  • Valéria Maradei Freixêdas. Apoio nos processos educadores. Pequisadora colaboradora do NACE-PTECA, Engenheira florestal com mestrado, Facilitadora de processos dialógicos e colaborativos, com qualificação em: Psicodrama, Dragon Dreaming, Academia Ubuntu e outros métodos de facilitação.

O Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA), da Universidade de São Paulo, é formado por professores, pesquisadores, profissionais e estudantes, sediado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP em Piracicaba, São Paulo. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Restauração Florestal, Conservação da Biodiversidade, Agrossilvicultura e Assentamentos Rurais Sustentáveis.

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz (FEALQ) é entidade de direito privado, sem fins lucrativos, signatária do Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo, que regulamenta a gestão administrativa e financeira dos projetos desenvolvidos entre membros da USP e instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras. 

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) é uma unidade da Universidade de São Paulo (USP), situada em Piracicaba-SP. Fundada em 1901, a instituição fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo até 1934. A partir de então, passou a integrar a USP, como uma de suas unidades fundadoras. Considerada um centro de excelência, possui sete cursos de graduação. A ESALQ/USP é reconhecida nacional e internacionalmente por sua contribuição nas áreas de ciências agrárias, ambientais, biológicas e sociais aplicadas.