O projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas”, que tem patrocínio da Petrobras, é correalizador do programa “EducaTrilha na Escola”, que beneficiou 9.089 pessoas em sua 5ª edição, realizada em 2024.
No total, 33.289 pessoas foram beneficiadas ao longo das cinco edições do “EducaTrilha na Escola”.
O “Corredor Caipira” é realizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O patrocínio é da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Educação ambiental com diversos temas
O “EducaTrilha na Escola”, na opinião de Karine Faleiros, coordenadora de educação e políticas públicas do “Corredor Caipira”, está ligada a diversos temas.
“É uma educação ambiental e cultural integrada ao bem-estar e à inclusão. Então, o ‘Educatrilha’ valoriza as questões sociais, toda essa questão das mudanças globais, incluindo as mudanças climáticas, mas também a inclusão, o bem-estar, a cultura, essa educação ambiental que a gente acredita”, diz.
Karine ressalta a participação do “Corredor Caipira”, junto às demais instituições que ou correalizaram ou apoiaram o programa.
“Acredito que a nossa experiência se somou à experiência dessa equipe maravilhosa, dessas outras instituições. Trouxemos uma experiência com a criação de metodologias, com os conteúdos, uma profundidade nos conteúdos com os quais trabalhamos, como, por exemplo, a restauração florestal e a questão cultural”, afirma.
“Então, entendemos que essa nossa presença potencializou alguns temas e também a criação. Potencializou ainda mais o que já era bom, desse ponto de vista da criação de metodologias e da realização também das atividades junto às escolas”, completa Karine.
Pessoas beneficiadas
Entre as 9.089 pessoas beneficiadas pelo “EducaTrilha” em 2024, estão professores, gestores escolares, alunos e pessoas que vivem nas proximidades das instituições de ensino. Ao longo do ano, 14 escolas participaram do programa.
Em suas cinco edições, o “EducaTrilha na Escola”, realizado desde 2018, atingiu positivamente 33.289 pessoas e reuniu 80 escolas participantes.
O que é o “EducaTrilha na Escola”?
Em 2024, participaram do “EducaTrilha” escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental (1º ao 5º ano), localizadas em Piracicaba; escolas estaduais de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e de ensino médio sob jurisdição da Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba; escolas particulares de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio, localizadas em Piracicaba.
Um dos objetivos foi envolver diversos atores sociais na construção participativa de um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva de promoção da saúde e bem-estar no enfrentamento das mudanças socioambientais globais, de forma a abranger escolas, áreas protegidas e outros espaços educativos. Outro intuito foi auxiliar na efetivação dos currículos paulista e municipal de educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Realização e apoios
A edição de 2024 do EducaTrilha na Escola, patrocinada pela CJ do Brasil e pela OJI Papéis, foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Prefeitura de Piracicaba (por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), Projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas”, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Fundação Florestal (FF).
A iniciativa teve, ainda, o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Espaço Pipa, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (COMCLIMA), da OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, do Imaflora, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, do Movimento Circular, da OSCIP Novo Encanto, da Pira na Paisagem e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza – CRECIN, Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” e PET Ecologia).
Escrito por Rafael Bitencourt, jornalista e coordenador de comunicação do Corredor Caipira