Ao longo de 2024, o programa “EducaTrilha na Escola” beneficiou 9.089 pessoas, entre professores, gestores escolares, alunos e pessoas que vivem nas proximidades das instituições de ensino. O projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas”, que tem patrocínio da Petrobras, é correalizador do “EducaTrilha na Escola”, que chegou a sua 5ª edição no último ano.
O “Corredor Caipira” é realizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O patrocínio é da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Objetivos do programa
Em 2024, participaram do “EducaTrilha” escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental (1º ao 5º ano), localizadas em Piracicaba; escolas estaduais de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e de ensino médio sob jurisdição da Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba; escolas particulares de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio, localizadas em Piracicaba.
Um dos objetivos foi envolver diversos atores sociais na construção participativa de um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva de promoção da saúde e bem-estar no enfrentamento das mudanças socioambientais globais, de forma a abranger escolas, áreas protegidas e outros espaços educativos. Outro intuito foi auxiliar na efetivação dos currículos paulista e municipal de educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Esperança de que a transformação é possível
De acordo com a coordenadora de educação e políticas públicas do “Corredor Caipira”, Karine Faleiros, o “Educatrilha na Escola” é de grande importância no contexto da sociedade contemporânea.
“A educação vem como a mola propulsora de uma esperança de que é possível essa transformação que a gente almeja. Então, o ‘Educatrilha’ tem a potência de formação de rede onde os educadores, para além desse processo formador que é vivenciado e replicado nas escolas, eles também se sentem acompanhados dentro da escola e pelas outras escolas também”, diz.
A representante do “Corredor Caipira” destaca a possibilidade de formação de uma rede no município, que faz com que a educação ambiental se espalhe e atinja ainda mais pessoas por meio das escolas.
“O que acaba acontecendo é que, a partir dessa formação com alguns educadores representantes das escolas, há esse movimento de capilarização, já que as pessoas levam os ensinamentos para a escola, para outros educadores, para a gestão, e isso se espalhando”, aponta Karine.
“Então, a gente tem algumas escolas que participam, mas, ao final, é um número muito grande de pessoas mobilizadas e sensibilizadas para essa questão”, completa a coordenadora.
Realização e apoios
A edição de 2024 do EducaTrilha na Escola, patrocinada pela CJ do Brasil e pela OJI Papéis, foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Prefeitura de Piracicaba (por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), Projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas”, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Fundação Florestal (FF).
A iniciativa teve, ainda, o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Espaço Pipa, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (COMCLIMA), da OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, do Imaflora, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, do Movimento Circular, da OSCIP Novo Encanto, da Pira na Paisagem e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza – CRECIN, Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” e PET Ecologia).
Escrito por Rafael Bitencourt, jornalista e coordenador de comunicação do Corredor Caipira