TRABALHOS DE INTERVENÇÃO DO CURSO

Conectando paisagens e pessoas

como transformar territórios com a agroecologia

Como é o curso de agroecologização do território?

Este curso almejou mobilizar uma rede de pessoas interessadas e atuantes na transformação do território, usando a agroecologia, a cultura local e, também, na conexão de paisagens, pessoas e comunidades como instrumentos dessa mudança socioambiental.

Foram 4 edições deste curso. As 1ª e 2ª edições, voltadas para o público da região de abrangência do projeto Corredor Caipira. As edições seguintes (3ª e 4ª) foram de forma on-line e destinadas a participantes de todo o território brasileiro.  Todas elas com duração de 80 horas, divididas entre aulas síncronas, disponibilização de materiais de aprofundamento (videoaulas, vídeos ou materiais de leitura), plantões on-line e elaboração do trabalho de intervenção. 

Com educadores que conciliam os saberes populares e da universidade, propiciou um amplo contato com conteúdos e experiências práticas sobre a conexão de paisagens e pessoas numa perspectiva integradora, transformadora e agroecológica do território, a qual não dissocia a urgência de um profundo trabalho educador ambientalista, a valorização da cultura local e a incidência em políticas públicas, das ações de mudança da paisagem e conexão de fragmentos florestais.

Uma novidade da edição 3 e 4 foi a formação de duas turmas: a Turma 1 com pessoas interessadas de qualquer região do país, exceto a região de atuação direta do projeto Corredor Caipira e a cidade de São Paulo e a Turma 2, com integrantes que tivessem proximidade regional uns dos outros, para que pudessem desenvolver trabalhos de intervenção em seus territórios de forma presencial, se quisessem.

O Corredor Caipira é um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP e pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), com patrocínio da Petrobras.

O curso possui certificação da Universidade de São Paulo (USP) da Cultura e Extensão.

Objetivo geral do curso

Formar formadores, ou seja, desenvolver um processo de formação de lideranças que atuem de forma crítica e autônoma na transformação e valorização cultural, socioambiental e agroecológica do território em questão.

Objetivos específicos

Promover processos educadores de diagnóstico sobre as questões relevantes do território e das comunidades envolvidas para a elaboração e realização participativa de intervenções de transformação socioambiental;

Promover espaços participativos, inclusivos e acolhedores propícios para emersão do protagonismo de mulheres, afrodescendentes, agricultores e agricultoras, jovens, LGBTQIAP+;

Co-criar comunidades de aprendizagem que se formam mutuamente e contribuir para o fortalecimento de Redes para atuarem de forma crítica e autônoma na transformação e valorização cultural e socioambiental do território;

Contribuir com o fortalecimento de políticas públicas locais nas temáticas estruturantes do projeto por meio de ações práticas e espaços de debates.

Temáticas estruturantes

FLORESTA E AGROFLORESTA

  • A importância das florestas;
  • Corredores Ecológicos e Agroecológicos; 
  • Diagnóstico ambiental e socioambiental;
  • Modelos de restauração florestal;
  • Agroflorestas.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO

  • Conceitos e exemplos na educação ambiental;
  • Métodos participativos e suas abordagens.

AGROECOLOGIA E ECONOMIA SOLIDÁRIA

  • Agroecologização do território;
  • Implantação e manejo; 
  • Economia solidária e circular.

CULTURA LOCAL E ARTE PARA A TRANSFORMAÇÃO

  • Cultura caipira e popular;
  • A arte como elemento de transformação.

POLÍTICAS PÚBLICAS, COLETIVOS E REDES

  • Participação e Políticas públicas;
  • Afrodescendentes, Mulher, Gênero, LGBTQAI+.

Trabalhos de intervenção no território

Um grande diferencial do curso é o trabalho de intervenção no território. Através dele, os participantes, em grupo, tem a oportunidade de  materializar todo o conhecimento adquirido no decorrer das aulas, intervindo no seu território e aprendendo, na prática, formas de divulgar essas ações usando ferramentas educomunicativas. Estes foram estes os tipos de trabalhos que poderiam ser escolhidos pelos grupos: 

1) Elaboração coletiva de Material Didático (on-line) para uso no ensino formal e não formal, que contribua para o aprendizado com as temáticas abordadas do curso. Este material pode ser uma cartilha, um jogo, um vídeo, e deve possuir um público alvo. 

2) Elaboração coletiva de Produto Educomunicativo para divulgação on-line, que contribua para a divulgação e aprendizado com as temáticas abordadas do curso. A educomunicação é a forma de apresentar um material educativo através da utilização dos recursos de mídia, como vídeos, podcasts, jornais, revistas e blogs. Todos esses podem ser produtos elaborados para o trabalho do curso.

3) Realização de Intervenção Socioambiental. Deve ser uma ação simples, possível de ser planejada, executada ao longo das 12 semanas de curso e que mobilize a estudar e agir com o suporte das atividades regulares do curso. Esta ação pode ser uma atividade educadora, uma reunião de articulação local, uma intervenção cultural, dentre outras, de forma online ou presencial.

No total, foram realizados 65 trabalhos de intervenção: 5 trabalhos na primeira edição, 7 na segunda edição e 53 trabalhos nas edições 3 e 4. Nas duas últimas edições destacamos na página 16 trabalhos, mas recomendamos que veja todos eles, clicando no botão “Todos os trabalhos (curso 3 e 4).  

Os seguintes trabalhos são de exclusiva autoria dos grupos de estudantes do curso “Conectando Paisagens e Pessoas” em todas as edições. Confira todos eles!

Trabalhos em destaque

Curso 1

Curso 3 (turma 1)

Curso 2

Curso 4 ( turma 2)

Informações gerais do curso

Coordenação Geral do Projeto
Edson Vidal

Coordenação do Curso
Karine Silva Faleiros

Equipe pedagógica
Henrique Ferraz de Campos
Germano de Freitas Chagas
Rafael Bitencourt
Jessica Lane Custódio
Grégory Antony
Bianca Torres
Deborah Taylor
Carolina Palavicini
Samira Miguel
Beatriz Dadio

Docentes
Anelize Guastalli
Antonio Filogenio Junior
Eduardo Gusson
Fabiana Pereira
Julia Madeira
Karine Faleiros
Laís Ferraz de Camargo
Mayra Camargo
Rogério Bosqueiro
Rachel Andriollo Trovarelli
Savana Fernandes
Ubirajara Cristiano de Barros Sabino
Valéria Maradei Freixêdas
Vivian Delfino